Nossos serviços
Conheça o melhor da Topografia e Geoprocessamento
Conheça o melhor da Topografia e Geoprocessamento
Levantamento para compatibilização do projeto arquitetônico com a obra in-loco, verificando se foi concluída com êxito, respeitando o projeto, e seguindo as exigências da legislação municipal ou estadual, permitindo que possa, finalmente, residir no local, por isso, é um documento muito importante para o proprietário do imóvel.
Terraplenagem é uma técnica construtiva que visa aplainar e aterrar um terreno. “Terrapleno”, literalmente, significa “terra cheia, cheio de terra”. Geralmente esta movimentação de solo tem o objetivo de atender a um projeto topográfico, como barragens, edifícios, aeroportos, açudes, entre outros projetos.
Sondagem SPT também conhecido como sondagem à percussão ou sondagem de simples reconhecimento, é um processo de exploração e reconhecimento do solo, usado normalmente para solos granulares, solos coesivos e rochas brandas; largamente utilizado na engenharia civil para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamento das fundações que servirão de base para uma edificação. A sigla SPT tem origem no inglês (standard penetration test) e significa ensaio de penetração padrão.
CCIR o que é? – Certificado de Cadastro do Imóvel Rural
Como emitir o CCIR?
– Acesse o site do SNCR
– Preencha os dados
– Clique em “Emitir”
O que ele comprova? – A regularidade dos Imóveis Rurais
Sobre o CCIR:
– Emitido anualmente
– Deve ser validado
– As vezes, autenticado
O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) é um tributo federal que se cobra anualmente das propriedades rurais. Precisa ser pago pelo proprietário da terra, pelo titular do domínio útil ou pelo possuidor a qualquer título.
Tributo federal que se cobra anualmente das propriedades rurais. Precisa ser pago pelo proprietário da terra, pelo titular do domínio útil ou pelo possuidor a qualquer título.
Documento de cadastro das áreas do imóvel rural junto ao IBAMA e das áreas de interesse ambiental que o integram para fins de isenção do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR, sobre estas últimas.
É uma descrição documentada de um terreno em todos os seus detalhes, permite representar os acidentes geográficos (naturais ou artificiais) do terreno, fornecendo o maior número possível de informações da superfície representada para efeitos de estudo, planejamento e viabilização de projetos.
Documento que atesta a realização do mapeamento de uma área rural ou urbana de maneira completa, através de medição com a maior precisão, o que de fato existe construído em um lote ou terreno, representando as características físicas da edificação já existente, com uma representação detalhada de todos os elementos construtivos
Consiste num documento elaborado pelo ocupante, mediante cumprimento da legislação em vigor, no qual são declaradas todas as atividades econômicas exercidas/desenvolvidas no imóvel, bem como as edificações e demais benfeitorias, assim como todas as atividades econômicas ou edificações e benfeitorias a serem realizadas no futuro, e ainda, faz prova da adequada utilização dos recursos naturais de forma sustentável, observando-se a legislação ambiental vigente.
É o processo de demarcar no terreno pontos definidos no projeto e que auxiliam na implantação de uma obra. Com a locação determinamos a localização exata na obra onde serão colocados pilares, fundação, linhas de divisória de loteamento e outros.
O projeto urbanístico é a diretriz para o conjunto de projetos das diversas especialidades necessárias e suficientes para a execução de novos espaços urbanos, loteamento ou intervenção nos espaços existentes com base nas condições ambientais e legais estabelecidas para a área, seguindo as normas que objetivam a aprovação do empreendimento junto aos órgãos competentes.
É um processo multidisciplinar que envolve diferentes órgãos da administração pública e é composto por várias etapas envolvendo a elaboração de estudos, projetos, obtenção de licenciamentos, registro cartorial, alienação, urbanização entre outras.
A inscrição no CAR é obrigatória para todos os imóveis rurais do país, constitui-se no primeiro passo para a regularização ambiental e dá acesso a benefícios previstos no Código Florestal (Lei nº 12.651/2012). https://www.car.gov.br
É um instrumento adotado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para padronizar e regulamentar a identificação geográfica e tornar suas coordenadas conhecidas num dado sistema de referência de um imóvel rural. Com isso, é possível certificar a área, garantindo que seus limites não estão sobrepostos aos de outro imóvel existente na base de dados do Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF).
Transformações de Coordenadas – Datum: SAD 69, Córrego Alegre x Astro Chuá x Sirgas2000 e outras projeções; Mapeamentos; Digitalização e vetorização
Conjunto de tecnologias entre elas, os SIGs, Cartografia Digital ou Automatizada, Sensoriamento Remoto por Satélites e conhecer o Sistema de Posicionamento Global (GPS), além da Aerofotogrametria.
Significa a descrição exata e detalhada capaz de mensurar os elementos naturais e artificiais, fornecendo dados da área e perímetro, permitido o conhecimento do terreno entre outras características do lugar dando base para execução de projetos e obra.